Felicidade estimulada por alimentos!

Bom dia Jeitosas, 
 
Hoje venho com uma proposta diferente para postar, é algo que acredito, e tento por em prática.
Nós já sabemos que os alimentos nos proporcional uma vida saudável e mais qualidade, também não é segredo que para que isso aconteça temos que nos alimentar bem,.
 
Mas o que queria falar é que os alimentos também podem ajudar a estimular sensações como bem estar. A alimentação pode ser uma aliada para nos sentirmos bem. Há diversos alimentos que, além de saudáveis, estimulam a produção de substâncias no nosso organismo que geram sensação de bem-estar e prazer. Que tal fazer uma dieta rica em felicidade? Inclua no dia a dia:
 
Espinafre: Possui ácido fólico e potássio, dois elementos que, se estiverem em falta no organismo, provocam cansaço, fraqueza e apatia. Se não gostar de espinafre, outras folhas de cores escuras também atuam na mesma função.
Aveia: ajuda a liberar serotonina, substância que provoca sensação de felicidade e regula o sono, humor e apetite. Quando a transmissão não acontece adequadamente, ocasiona irritação, mau humor, ansiedade e impaciência.
Laranja e frutas ricas em vitamina C: possuem antioxidantes que combatem o cansaço, e cálcio, que é eficiente no relaxamento muscular e combate o nervoso. A vitamina C diminui a quantidade de certos hormônios no sangue e reduz o estresse físico e emocional.
Grão de bico: rico em triptofano, o “aminoácido do bom humor”, é um antidepressivo natural.
1
Pimenta: a caspiíssima, mesmo elemento que dá o sabor ardido à pimenta, causa sensação de euforia e reduz o estresse. Além disso, ao estimular as terminações nervosas da língua, faz crescer a produção de endorfina, mesma substância que é produzida quando fazemos exercícios físicos e proporciona bem estar.
Chocolate: esse não precisa de substância nenhuma pra trazer felicidade, mas além do maravilhoso sabor, possui teobromina, que é da família da cafeína e tem efeito estimulante, e magnésio, um aliado do bom humor. Quanto mais escuro o chocolate, melhor, pois contém mais cacau.
Mel: a glicose presente no mel provoca sensação de prazer, graças à liberação de serotonina. Ele também é rico em potássio e cálcio, que atuam contra a depressão e têm ação calmante.
Banana: é rica em diversas substâncias que favorecem a felicidade: triptofano, magnésio, carboidratos, potássio e vitaminas. Também estimula a produção de serotonina e diminui a compulsão por comer.
2
Salmão: melhora o funcionamento do cérebro e contém ômega 3, que estimula o bom humor.
Abacate: tem quantidade considerável de vitamina B3, que colabora com a manutenção de hormônios que garantem o relaxamento.
Nozes: possuem vitamina B1, que converte glicose em energia. Também influenciam em funções cerebrais como memória e cognição.
Canela: ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e diminui a compulsão por comida. Também equilibra a produção de serotonina, evitando oscilações no humor.
3
Lentilha: Atua no metabolismo do cérebro e na produção de dopamina, principal substância que dá motivação, criatividade e sensação de prazer.
Ovo: possui colina e lecitina, que afetam de forma positiva as alterações de humor.
Chá verde: conhecido pelo efeito emagrecedor, também beneficia o humor, afasta o estresse e diminui a possibilidade de inflamação cerebral, favorecendo o bem estar.
Alface: tem capacidade analgésica e sedativa, o que causa efeito calmante no organismo.
4
Soja: rica em magnésio, mineral que desempenha papel fundamental na energia das células. A falta dele pode resultar em falta de energia. Também ajuda a reduzir a fadiga, combate o estresse e tem propriedades tranquilizantes.
Leite e iogurte: o cálcio elimina a tensão e a depressão, além de ajudar a controlar o nervosismo e a irritabilidade.
5
 

Share this: